domingo, 24 de junho de 2012

Dicas para Contação de História

Dicas para a Contação de Histórias

1º Use a emoção. Conte com o coração, com entusiasmo. Quando você acredita e vive o que está lendo, as crianças acompanham você.
2º Esteja seguro! Conheça bem a história que você vai contar. Saiba como é a história. Leia-a várias vezes, familiarizando-se com cada parágrafo e grifando o que for mais importante e significativo.
3º Você é o apresentador, o condutor, ou melhor dizendo, o contador da história. Isso não quer dizer que será o único condutor. Se alguma criança quiser participar da contação, estimule-a!
Peça para recontar a história que ouviu e criar elementos novos. Esse é um sinal de que você está envolvendo a plateia.
4º Sua ferramenta de trabalho, além da história é sua pessoa. Isso mesmo! Sua pessoa, ou seja, o seu entusiasmo, a sua voz ( entonação, inflexão, variações, altura, volume, ritmo e pausa) e os seus gestos ( expressão facial e corporal).
Então cuide bem deles! Prepare-se bem para que, no momento em que contar a história, a contação seja dinâmica e cativante.
5º Conte com naturalidade. Dê atenção aos momentos importantes da história reforçando-os com variações em sua voz em seus gestos. Crie uma atmosfera da história. Use diversos sons, ruídos, repetições, tons graves e agudos na voz. Use também expressões como o sorrisos, o arregalar dos olhos, o levantar dos ombros, enfim, tudo o que possa ajudar a estimular a imaginação das crianças. O objetivo é fazer com que elas vejam e sintam o que está sendo transmitido.
6º Cuidado com o vício de linguagem. Os famosos cacoetes do tipo: né, então, daí;entenderam?, acabam tirando a atenção das crianças, fazendo com que elas não estejam mais com você no mundo imaginário da contação. A palavra de ordem é “evite-os”.
7º Explique com paciência o significado de todas as palavras novas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário